Rinoplastia-Blog

A rinoplastia, também conhecida como cirurgia do nariz, é o sonho de milhares de mulheres (e homens também!).

Tanto por questões estéticas como por recomendações médicas, o tratamento é um dos mais populares no ramo da cirurgia plástica e apresenta resultados incríveis a todos os pacientes.

O que é Rinoplastia?

É um procedimento cirúrgico que remodela o nariz do paciente através da modificação do osso ou da cartilagem.

Para quem é indicado?

A rinoplastia pode ocorrer por motivos estéticos, onde é possível modificar tanto o formato, o tamanho ou a proporção do nariz.

Também existem os motivos de saúde: em pacientes que sofrem de desvio de septo, a cirurgia pode corrigir as paredes internas do nariz e assim aprimorar a função respiratória do paciente. Sobre a obstrução nasal, também é possível realizar o procedimento para diminuição da estrutura dos adenoides, uma estrutura de defesa do corpo localizada na cavidade nasal que, em determinadas situações, podem impedir a passagem de ar devido a sua hipertrofização.

Como é realizado o procedimento?

A rinoplastia é um procedimento realizado em centro cirúrgico que pode levar de 2 até 3 horas para a conclusão.

Não precisa haver preocupação com a dor – a cirurgia é realizada com anestesia geral ou local para evitar riscos à saúde.

Após o paciente estar anestesiado, o médico realiza os cortes na narina e separa a pele da cartilagem ou do osso, logo em seguida começa a remodelagem do nariz de acordo com os objetivos acordados entre médico e paciente.

Após o procedimento, o paciente precisa permanecer internado por um período que varia entre 12 e 24 horas para que possa ser monitorado e se recupere da melhor forma.

Quais os riscos?

Assim como qualquer procedimento cirúrgico, a rinoplastia também pode apresentar riscos, tais como sangramento, infecção ou reações adversas à anestesia. Porém, são riscos que podem ser amenizados pela escolha de um profissional especializado e com uma estrutura adequada para o tratamento.

Como é o pós-operatório?

Ao receber alta, o paciente sai do hospital com uma tala na região operada e deve permanecer com ela por aproximadamente 7 dias.

A dor, ocasionada pelo inchaço, pode ocorrer, porém varia muito do limiar de dor de cada paciente e pode ser amenizada pelo uso de medicamentos receitados pelo médico.

A recuperação total leva em média um ano, contudo, o paciente já pode perceber o resultado final do procedimento a partir do 6° mês.

Quais os primeiros passos para o tratamento?

Antes de tudo, o paciente precisa realizar a consulta médica para avaliar as possibilidades de realizar a rinoplastia – nesse momento é importante que o paciente venha munido de todas as suas dúvidas e expectativas com o tratamento.

Na primeira consulta, o doutor realiza uma entrevista sobre o histórico médico do paciente e analisa a região a ser operada, indicando quais as mudanças podem ser realizadas.

Após a avaliação, o profissional solicita os exames médicos necessários e também pode tirar fotos de vários ângulos do nariz do paciente para usar como referência durante a cirurgia.

Para tirar mais dúvidas sobre a rinoplastia, não deixe de entrar em contato conosco pelas nossas redes sociais, pelo e-mail ou diretamente pelo nosso telefone: (54) 3321-2423