outubro rosa e cirurgia plástica
O “Outubro Rosa” é um movimento que iniciou nos Estados Unidos há mais de trinta anos com o objetivo de alertar mulheres e organizações sobre a importância da prevenção do câncer de mama por meio do diagnóstico precoce. Outubro foi o mês escolhido para reunir as diferentes iniciativas de conscientização desse movimento que possui amplitude mundial e que usa o laço rosa, símbolo de feminilidade e delicadeza, como referência.

Num contexto de incentivo à prevenção, torna-se importante falar também sobre as alternativas existentes, quando o diagnóstico positivo do câncer, o tratamento e a mastectomia são realidades vivenciadas pelas mulheres. Aqui, a cirurgia plástica assume um papel muito importante.

Cirurgia Plástica & Câncer de mama

A Cirurgia Plástica, como especialidade médica, consolidou-se após o século XX. Nesse período, toda a inovação e estudos técnicos dos cirurgiões foram utilizados em seu potencial completo para auxiliar milhares de pessoas a restabelecer a harmonia corporal. A Cirurgia Plástica Reparadora, dessa forma, busca devolver às pessoas a sua plenitude em forma física e o retorno de sua autoestima.

Procedimento de Reconstrução de Mama

A reconstrução mamária é um processo que requer a tomada de muitas decisões. Talvez a pergunta mais importante a ser feita seja: a reconstrução mamária é apropriada para seu caso? Para dezenas de milhares de mulheres com história de câncer de mama, a resposta é, “sim”.

Após a mastectomia (remoção do tecido mamário devido a presença de um desenvolvimento cancerígeno ou pré-cancerígeno), as mulheres optam por realizar a reconstrução mamária por diversas razões. Algumas acham que perderam a feminilidade ou não se sentem mais completas. Outras não desejam ter que se incomodar utilizando uma prótese mamária externa. Para muitas mulheres, a reconstrução mamária é um excelente alternativa para sentirem-se melhor consigo mesmas e iniciar uma nova etapa em suas vidas.

Qual o Objetivo da Reconstrução de Mama?

A cirurgia de reconstrução de mama visa devolver à mulher o contentamento com o seu corpo. São procedimentos realizados com o máximo de refinamento e excelência técnica em cirurgia plástica buscando restabelecer a forma e a aparência da mama feminina.

Quando Realizar a Reconstrução de Mama?

É necessária uma avaliação criteriosa, mas o procedimento pode ser realizado tanto no momento da retirada do tumor quanto muitos anos após o tratamento inicial.

A Reconstrução aumenta a chance do retorno do câncer?

A reconstrução aumenta a chance do retorno do câncer? 

NÃO. Não existe absolutamente nenhum aumento na possibilidade de retorno do tumor com a cirurgia de reconstrução.

Como é feita reconstrução de mama?

Existem várias formas de reconstruir a mama. A cirurgia é individualizada e personalizada e o método que você escolher junto com o seu médico levará em consideração diversos fatores, entre eles:

  • Sua saúde e seu estilo de vida;
  • O tipo do seu corpo;
  • O tamanho de sua mama
  • Sua preferência pessoal
  • A quantidade de pele e de tecido

Utilizamos expansores mamários, próteses de mama e retalhos miocutâneos (uso do próprio tecido da paciente para a reconstrução), bem como enxertia de gordura autóloga para refinamento e aprimoramento de resultados, com o máximo de refinamento e excelência técnica em Cirurgia Plástica.

O Núcleo Avançado em Cirurgia Plástica entende que o aspecto cirúrgico é apenas um dos componentes envolvidos na reconstrução de mama. Consideramos extremamente fundamental o suporte emocional e a consideração ímpar com a feminilidade da mulher.