Imagem-Blog

Diversas mulheres chegam todos os dias aos consultórios de cirurgiões plásticos, descontentes com suas mamas, planejando colocar uma prótese de silicone a fim de melhorar sua autoestima. A decisão de colocar a prótese, no entanto, esbarra no temor relativo ao pós-operatório. As dúvidas mais comuns estão relacionadas ao tempo de afastamento do trabalho e demais rotinas diárias, aos cuidados necessários com a mama e outros questionamentos, tais como:

  • Terei que seguir alguma dieta especial?
  • É permitido fazer exercícios físicos?
  • Quando retornar a vida sexual?
  • Quando vou perceber o resultado?
  • Como evitar o surgimento de estrias?
  • Quando posso voltar a pegar sol?

Para elucidar essas questões, que surgem com certa frequência nas consultas de avaliação realizadas com nossas pacientes, destacamos algumas informações e recomendações que contribuem para um pós-operatório sem intercorrências e, portanto, resultados mais satisfatórios. Afinal, a etapa de cicatrização é tão importante quanto a própria cirurgia plástica!

01. Alimente-se bem! Apesar de não haver restrições, após o segundo dia, é recomendável fazer refeições ricas em proteínas e vitaminas.

02. A cicatrização não acontece da noite para o dia. Por isso é necessário seguir o período de repouso indicado que varia dependendo do caso, mas em geral pode durar de 3 à 7 dias.

03. Use equipamentos de proteção como o sutiã cirúrgico, seu uso deve ser feito por 24 horas, durante 30 dias consecutivos. Após isso recomenda-se o uso de sutiãs com corte a laser ou com um costura maleável.

04. Sutiãs que possuem aros devem ser evitados por um período aproximado de 90 a 120 dias.

05. Não faça movimentos bruscos ou carregue peso na primeira semana. Alguns movimentos podem forçar a cicatriz e prejudicar o resultado.

06. A volta às atividades rotineiras (leves), por exemplo dirigir, podem ser realizadas em uma semana, já atividades físicas, tais como academia, após 30 dias, a depender da evolução de cada paciente.

07. Evite movimentar os braços em excesso, ou colocá-los sobre a cabeça de 21 à 30 dias.

08. Tente não dormir de bruços ou de lado nos primeiros 45 dias.

09. A vida sexual pode ser retomada normalmente após duas semanas.

10. O resultado final é percebido de 6 meses à 1 ano.

11. Hidrate a pele de duas à três vezes ao dia. A hidratação diária das mamas é essencial por um período de 90 dias, principalmente para prevenir as estrias.

12. Evite tomar sol, pois a exposição poderá comprometer a cicatrização. O período mínimo recomendado são 30 dias.

Gostou das recomendações? O Núcleo Avançado é uma clínica especializada em cirurgia plástica e conta com profissionais qualificados para realizá-las!